segunda-feira, fevereiro 28, 2005

Será???

Hoje estive a pensar e surgiu-me esta pergunta... Será que Deus queria que eu seguisse outros caminhos? Vou explicar melhor... Será que Deus queria que eu me comprometesse com ele? Mais uma vez após uns minutos de reflexão cheguei à conclusão... Se Deus quisesse isso não me mostrava o que mostrou até agora, e eu não era tão pecadora como sou... (Quer dizer... Não sou humilde! será que isso é um pecado? Parece que sim... às vezes por ser sincera magoo os outros... Será que também é um pecado?...) Por isso acho que Deus não queria mesmo isso... Mas depois continuando com o mesmo pensamento surgiu a ideia que se calhar não era a altura certa para pensar nisso e que ainda sou muito nova! Mas sempre ouvi dizer que é de pequenino que se torce o pepino! Mas não liguei e pensei ainda mais... Cheguei a uma conclusão...Ainda não encontrei o rapaz certo para mim! Será que não mereço ninguém? Ou ninguém me merece??? Eu já não sou nova... Sou bem crescida... Deus sabe disso! Bem, mas se ainda não é tenho que esperar... Agora pensando bem... Seguir aquilo que Deus quer, comprometer-me com Deus... Não era bem a minha "cara"! Quer dizer não era bem comigo, ou melhor, comigo não caía bem... Erro muitas vezes e Deus não queria de certeza uma rapariga assim! Mas a sério... Nem era mau... Estar comprometida com Deus... É que assim tinha a certeza que ninguém me magoava nem me enganava! Mas agora vou esquecer isso. Vamos ver quem é que Deus me vai trazer agora! Desejem-me sorte...

sábado, fevereiro 26, 2005

Felicidade

Acho que sei o que é finalmente! Felicidade como a palavra indica é quando uma pessoa é feliz! A felicidade não implica um namorado, mas sim amigos e família. Isto é o essencial para ser feliz! Pelo menos para mim! Se tiver que aparecer mais alguém nesse círculo da vida que apareça, mas mesmo assim irei continuar a ser feliz. Não é porque uma pessoa me magoa que vou pôr tudo o resto em "causa"! Não é por me ter enganado acerca de alguma coisa que irei estragar a minha felicidade, pois o que me interessa agora é ter amigos (e muitos), uma família (unida, pois importa muito) e estudar, pois só serei alguém se o fizer! Penso que todos seriam mais felizes se pensassem assim... Pois eu não era tão feliz porque tinha que haver alguém mais!!! E tem, mas não precisa de ser já e não preciso de sofrer, por esse alguém, porque ainda tenho uma vida inteira pela frente e aquela pessoa com quem irei ficar há-de ser minha e de mais ninguém, pois irei ficar com ela... Por isso se não for agora é mais tarde! A felicidade necessita mesmo é do que eu referi hà pouco... amigos, porque sem amigos não somos ninguém e de uma família, pois a tua família é que te ilumina, e que te ajuda em todos os momentos... Os amigos também, mas a família conhece-te muito mais do que um amigo! Pode sempre aparecer alguém nesse círculo, mas nessa altura já serei feliz, e tão feliz serei que se me magoarem não irei sofrer!!! Daí concluo que o amor se for amor nunca é pa magoar alguém, mas para o fazer feliz! Assim sejam felizes que eu farei o mesmo!!!

quinta-feira, fevereiro 24, 2005

Medo

O que é o medo para ti? É outra das coisas difícies de explicar!!! Mas para quê saber o que é o medo??? Eu tenho uma certa dificuldade em saber bem o que é isso... Será que é recear de alguma coisa? ou se calhar é o facto de uma pessoa se assustar? Não sei... É difícil!!! Às vezes ponho-me a pensar... Será que tenho medo? Eu realmente penso que tenho medo de muitas coisas! Ou se calhar tenho medo de ter medo... Que confussão... O que é o medo? Será que tenho medo? Medo de ter medo... ... ... Continua confuso, mas é este o facto... Ou melhor os factos! Será que isto é um medo?????

quarta-feira, fevereiro 23, 2005

Amor

O que é o Amor? Será que existe mesmo? O amor para mim é uma coisa inexplicavel! Alem de nunca se compreender, não se consegue perceber. Eu pelo menos não compreendo. Como é que uma pessoa depois de magoada consegue perdoar a que a magoou? Por isso mesmo inexplicavel e incompreensivel! Para mim continua a existir. Se não existisse como explicariam o facto de eu perdoar alguém que me magoou? Pois é... É mesmo difícil!!!

Finalmente...

Finalmente acabou a politica. Estava a ver que não! Mas para terminar terminou em bem! Ganhou o PS! Mas não acredito muito, que faça tudo o quanto diz... A garganta é muita e as acções não têm nada a ver com as palavras! Mas são todos iguais! Concordas com a vitória do PS? Se não qual preferias que ganhasse? Mas não te esqueças.... Mal por mal, mais vale menos mal!!!! O que achas da politica? Bem eu não acho nada.... Quer dizer, acho que é uma maneira de governar um país, contra as suas vicissitudes! Só isso. Não vejo outro significado para a politica. Não tem importância em certas alturas! Para piorar a vida das pessoas não interessa, mas para impor leis para a segurança das pessoas já importa e muito!

sábado, fevereiro 19, 2005

Eucaristia

Esta sexta-feira, fui a uma catequese que há cá na cidade, com o bispo de Aveiro sobre a Eucaristia. Ele falou muito sobre como se havia de estar na Eucaristia. Disse que devíamos ir para a missa com a nossa vida e não deixa-la de parte. Mas será que Deus não teria problemas a mais para resolver assim? Ou será que Deus iria ouvir os problemas de todas as pessoas??? E os agradecimentos??? E será que Deus poderia ajudar todos? Esta pergunta veio um pouco fora de tudo, pois se não pudesse ajudar não era Deus. Mas será... ... ... ... Porque me estou eu a questionar de coisas sem importância?! Se o bispo disse por alguma razão foi... Mas eu continuo a achar que Deus não iria suportar os meus problemas, pois não têm tanta importância. Há pessoas piores! Mas na realidade eu queria que ele me ouvisse e me ajudasse! O bispo também disse que devíamos estar de ouvidos abertos e de cabeça aberta para que a palavra de Deus se penetra na nossa cabeça e na nossa vida do dia-a-dia. Disse que os nossos dias são como missas, onde dizemos: "Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo" quando nos levantamos e "Ide em paz e que o senhor nos acompanhe" Quando vamos dormir. Com isso concordo... Foi bem visto e bem comparado. Disse também que havia pessoas, ou melhor há pessoas que não vão há missa, porque se canta muito, ou porque se gosta mais do outro padre, ou porque o padre fala muito, ou porque não se gosta de cantar, ou que se farta de estar calado.................. Etc. Mas que pessoas são estas? Pergunto-me eu... Porque não arranjam outra desculpa? Uma desculpa que seja a verdade à qual não vão à missa? Por exemplo: Não vou à missa porque não gosto. Bem de qualquer forma estão errados... Isto é, na minha opinião. Mas como a minha opinião é irrelevante para algumas pessoas não interessa. De qualquer forma eu faço aqui um apelo para aquelas pessoas que são católicas e que vão à missa todos os Sábados ou Domingos, ou que vão à missa e que gostem de lá ir para mostrarem às pessoas o quanto bom é ir à missa, o quanto vale Deus, o quanto... etc... Vocês sabem o que terão que fazer... Na altura certa. Não tenham vergonha de dizer que vão à missa... Eu não tenho, e não é por isso que deixo de ser feliz, muito pelo contrário! Sinto-me muito feliz por ser capaz de dizer em frente a todas as pessoas que sou católica e que vou todos os fins-de-semana à missa. É uma coisa que gosto de fazer! Por isso quem gostar também não tem razões para o esconder... E quando tiverem vergonha de dizer, lembrem-se que Deus está la em cima e nos está a ver e de certeza que nos compensará por mostrarmos o quanto gostamos dele. E para nos ajudar a passar essa vergonha! Como sabem Deus tira umas coisas, mas dá outras! Pensem bem no que eu digo. Eucaristia...

sexta-feira, fevereiro 18, 2005

Só histórias...

Hoje chegou-me aos ouvirdos que porque a Irmã Lúcia morreu aquelas coiasas da nossa senhora vão passar a ser umas meras lendas e que agora as nossas idas a Fátima vão ser apenas não queria dizer rituais mais é isso. Não não concordo... Só passaram a ser hábitos quando as pessoas não acreditarem em Deus não tiverem fé. Quem disse isso é porque não tem fé. Não acredita em Deus, porque senão não dizia. Mais uma coisa se Deus não existi-se o que estaria a fazer a Irmã Lúcia cá? Pois é... Se pensarem bem ele pode nã estár viva aqui entre nós, mas está de certa forma viva perto dos nossos. Vocês percebem. E depois quando pensarem que são ritos lembrem-se dela. Que vergonha. Eu tinha vergonha se dissesse aquilo. Outra coisa... Se Deus não existisse o que estariamos nós a fazer na terra? Não compreendo o que vai na cabeça das pessoas... Cada vez mais estão distantes de Deus. Mas foi Deus que nos criou, e é ele que nos dá "razão" para viver... Este mundo está cada vez pior. Mas de facto não podemos fazer nada!

quarta-feira, fevereiro 16, 2005

Perdão

O perdão é uma espécie de sentimento... Pois o perdão sente-se, mas também se dá, daí a espécie de sentimento... O perdão é muito difícil... Quando falamos em perdão falamos em dar mais uma oportunidade, pois quando se perdoa é o que se faz. Mas é muito difícil perdoar!
Eu também dou muitas oportunidades, mas às vezes não sei se não chego a perdoar, ou mesmo a perdoar de mais! Não sei bem. Distinguir é fácil. Quando me custa mais dar uma oportunidade, ou quando a pessoa não merece, dá-se a tal oportunidade, aqui sim é perdoar. Mas nem sempre se consegue perdoar... (Não falo por mim... Quem me dera ser assim, pois talvez sofresse menos.) Em certas alturas as atitudes das pessoas são imperdoáveis, por exemplo: quando se engana alguém, ou seja quando se fere ou magoa alguém no coração... isso era supostamente imperdoável, mas para mim, como disse ainda à pouco, todos têm várias oportunidades, mas sem abusar claro! Eu dou as várias, mas, quando abusam não há mais nada que possam fazer... Perdoo, mas não volto a dar tanta confiança. Mas chego sempre a perdoar. Como disse e repito as pessoas merecem sempre uma segunda oportunidade... Tenho a certeza que se eu errasse também me perdoariam, pois não era de propósito. Eu não conseguia magoar ninguém ao ponte de não ser perdoada... Daí digo: "Perdoa, para depois seres perdoado!!!" Espero que percebam... Mas nunca se deve perdoar, por pena da pessoa... Deve-se perdoar porque a pessoa merece uma outra oportunidade, e porque se quero dar-lha... Assim digo a todos, para perdoar, pois o perdão pode ser complicado, mas é sempre bonito...

domingo, fevereiro 13, 2005

Que bonito...

Hoje morreram dois santos... pelos menos para mim. Foi a Irmã Lúcia de e o Frei Adelino que iria fazer anos no dia 26 de Maio ia completar os seus 74 anis. Para mim, são santos... continuando... Eu fui ao funeral do Frei que é muito meu amigo e dos meus pais e de todos... Ele gostava de todas as pessoas e todas as pessoas gostavam dele. Estava a dizer fui ao seu funeral e na homilia o bispo dessa paróquia falou do céu de uma maneira que nunca tinha ouvido... Foi lindo... Eu vou-vos dizer para ficarem com a mesma imagem que eu fiquei... O céu... O céu é outro tempo... Pois nós vivemos num e o céu é outro... É um tempo sem tempo, sem pressas, sem horas, sem nada! É um tempo muito diferente do que nós estamos, como podem ver... E foi continuando... Até que chegou a uma certa parte que o Bispo em vez de falar para nós falou para o Frei! Então disse: Frei Adelino, sei que me estás a ouvir e tenho a certeza que estas muito feliz e que já deste um abraço a Jesus Cristo e ao nosso irmão Francisco de Assis... Dá também um abraço aos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto e diz para que eles ajudem os nossos jovens a aproximarem-se mais da igreja e de Deus... E assim, foi continuando a homilia... O Bispo falava para nós ouvintes e para o Frei como se ele ainda estivesse vivo a ouvir-nos... Mas inclusive disse: Tu que ias fazer 74 anos... Tu que vais fazer 74 anos... Essas coisas... E ainda soube que Frei Adelino nos últimos dias de vida quando se começou a sentir pior e que ia morrer escreveu uma espécie de carta que recomendou a um outro frei ler onde agradecia a todos o que tinham feito, mas a todos minuciosamente... A todos a ti, a ti e a ti.. e assim sucessivamente... Mas a todos... Bem foi um dia muito bonito, porque ele até disse antes de morrer: Senhor leva-me porque chegou a minha hora! Foi algo assim do género... Como gostei do que ouvi... Só de pensar que conheci este senhor, muito querido, muito "doido" (ele percebe...) Pois só lhe digo que vamos todos ter saudades dele neste tempo e espero encontrar-me com ele nesse tempo bonito onde ele está agora... Até breve... Cumprimentos... Adorei este dia...

quinta-feira, fevereiro 10, 2005

Uma óptima noticia para alegrar o pessoal...

Bem acho que vou fazer uma festa... uma festa? Uma grande festa... É isso... Uma grande festa... Hoje estou contente... Aconteceu-me uma coisa espectacular... Querem adivinhar? Não... Não conseguiriam... Bem vou dizer... ok pronto vou mesmo dizer... GANHEI UMA AMIGA... Estou super contente, pois nunca pensei que ela fosse reagir como reagiu. Sabem, há algum tempo atrás, gostávamos do mesmo rapaz e depois pronto. Nunca mais nos olhávamos bem, nem nada. Até que me pus a pensar e decidi... Vou falar com ela... Mas não podia ser no intervalo da escola, porque ela ia estar com o namorado e não podia ser noutro sítio, porque não tinha nenhum contacto dela. Pois bem há que procurar... Hoje vim à net a um site de pessoas conhecidas em que se abre a janela da outra pessoa aparece os amigos dela. Os contactos. Então encontrei a pessoa que queria. Sim a Mafalda estava la... Então mandei-lhe um mail a dizer para sermos amigas, pois não havia razão para o contrário. Ela namora com ele e eu gosto de outro rapaz. Então pronto poderíamos ser amigas, mas disse isto tudo em muitas palavras e com jeitinho, pois nunca se sabe como as pessoas iram reagir. O meu medo também era esse: Como ela iria reagir... Bem mas fui forte e acho que muito corajosa e mandai-lhe o mail... Também disse que não havia razão para mentir, pois não ganhava nada com isso... Bem mas para maior das surpresas ela estava no MSN à minha espera para falar comigo... Achei-a muito simpática e sincera. Gostei dela... Tem muito juízo... Como disse uma nova amiga... Adorei este momento de felicidade que Deus me deu... Espero por mais iguais ou melhores... Deus e todos sabem o que eu quero dizer...

quarta-feira, fevereiro 09, 2005

Não aguento este sofrimento.

Não suporto isto. Estou farta de sofrer por aquilo que me dizem que não tem remédio. Mas para mim tem. Eu hei-de conseguir, mas todos dizem que houve um princípio e houve um fim em vez de dizerem, houve um principio e haverá um fim. É para tudo há um principio e um fim, mas não significa que seja agora, mas pode significar mais tarde quando morrermos, ou mesmo antes. Pois mas eu entretanto quero ser feliz, ou seja, não quero sofrer. Como posso eu resolver? Será que penso de mais no que o que os outros iram sentir, do que aquilo que irei eu sentir? Pois ajudar os outros sem me ajudar a mim... Mas é mais forte que eu! Eu digo sempre: Primeiro eu só depois os outros. ou Para que ajude os outros a estarem bem tenho que estar bem primeiro eu. Mas no final faço sempre o contrário! Será que é por isso. Eu tento não ligar ao que os outros pensam, e então assim pôr-me bem comigo e com os outros, mas depois nunca o faço. Ajudo-os sempre primeiro. Ponho sempre os sentimentos dos outros em primeiro e só depois os meus! Como pode ser assim? Eu não posso ser assim. Que hei-de fazer? Tenho que pensar mais em mim e só depois nos outros. Mas como hei-de fazer? Não consigo... Sim, eu sei é por isso que estou a sofrer. Mas também existem outras razões. Estou a sofrer, mas a culpa agora não é minha. Porquê magoar os outros? Eu não era capaz de chegar ao pé dele e dizer: Olha... etc. Não era capaz de falar para ele fazendo-me de vitima e dizer-lhe que estou a sofrer por culpa dele. Essas coisas. Isso ia para alem de mim. Pois mas assim será que já me estava a ajudar a mim própria? No meio disto tudo, não sei o que pense. Não que faça. Não sei nada. Só me dá vontade de chorar e ficar a olha para a vida a passar. Ver a felicidade dos outros. Bem vou aproveitar a Quaresma para pensar. Pois como o nome indica são 40dias. Assim tenho 40 dias para pensar e depois agir. Mas entretanto vou fazendo a vida como fazia. As aulas, os ensaios, a missa, etc. Bem vamos tentar.

Em busca da felicidade

Ando à procura da felicidade, mas não consigo encontrá-la. Que terei que fazer? Ninguém me pode ajudar. Isso sei eu. Mas será que é assim tão difícil? Ele, aquele, que me tirou a felicidade, não ma pode devolver? Ela, aquela que usou e abusou do que não era dela, aquela que fez com que ele ma tirasse, Não me podem devolver aquilo que eu quero e tanto procuro? E aqueles amigos que estupidamente me podem ajudar e em vez disso que apunhalam pelas costas? Será que são dignos de ser amigos? Ou melhor, será que são dignos que eu os trate por amigos? Não. Pois não. Amigo que é amigo, não deixa que as lágrimas te caiam, ou seja, ajuda-te a cima de tudo. Mas infelizmente nem todos pensam assim. pois mais uma vez a vida não é como nós queremos! Bem vou continuar a procurar e a esperar... Pode ser que um dia ou ela apareça ou eu a encontre.

domingo, fevereiro 06, 2005

Não compreendo!

Estes últimos dias, tenho andado triste! A vida não corre como eu quero! Mas porquê? Não percebo. Não fiz, nem faço mal a ninguém!!! Porque é que a minha vida não podia correr como eu quero? Porque é que Deus não me faz esse favor? Continuando... Não me tem apetecido pensar, nem escrever... Só mesmo tocar guitarra. Começo sempre bem, mas chego a meio e perco logo a vontade! Não sei... É esquisito! Não compreendo. Quer dizer... Eu devia ser feliz... Tenho tudo, ou quase tudo o que quero! Tenho o amor da família, tenho muito amor para dar, tenho uma pessoa, quer dizer várias pessoas, mas uma mais que as outras, que gosta de mim, as aulas correm bem, tenho muitos amigos que me apoiam... Tenho tudo, o que uma pessoas necessita para ser feliz! Bem, nem tudo... Não tenho uma pessoa a quem dar o amor que tenho para dar... Apesar de gostar de mim... As coisas são mais difíceis do que parecem... Bem eu ter alguém até tenho, mas preciso ter a certeza que ele gosta de mim, e isso não aparece... Ainda ontem falei com ele... Não tem tempo... Foi a desculpa dele, e alem disso, disse para darmos um tempo porque ele não tem tempo para pensar "nele" quanto mais em "nós"... É por isso que me sinto triste? Nem me apetece, fazer nada! Dava tudo para estar ao pé dele, abraça-lo. (Sim, mas que fosse correspondida...) Quando é que chega a altura? Quem me dera que ele ao menos lê-se o que acabei de escrever, para assim perceber o quanto o amo, o quanto gosto dele... E para depois saber o quanto ele gosta de mim... Mas como disse, a vida não é como nós queremos... Porquê??? Não consigo compreender? Bem, podia ser como nós queremos, quando falamos em aspectos positivos, não negativos... Ou seja, a vida ser como nós queremos mas para o nosso bem e para o bem dos outros... Porque é que não é???

sexta-feira, fevereiro 04, 2005

Amigos... Colegas...

Hoje estive a pensar... Descobri o que são os amigos e o que são os colegas! Bem foi difícil, mas descobri! Eu já sabia que amigos eram uma coisa e colegas, outra, mas nunca soube o que era cada um deles! Para mim todos eram amigos e colegas ao mesmo tempo! Amigos, porque lhes dizia tudo e colegas, porque me conheciam e andavam comigo ou na escola, ou na catequese, etc. Finalmente consegui! Amigos são aquelas pessoas que não mentem para nós, ou seja dizem a verdade, mesmo que está custe muito e são aqueles em quem podemos confiar e que estão sempre a apoiar-nos, nos bons e nos maus momentos; os colegas são aqueles que nós conhecemos (mesmo que seja mal, mas conhecemos), falamos no dia-a-dia: "Olá", "Está tudo bem?", "Adeus", etc, em quem não devemos confiar (não! Não devemos confiar, pois não sabemos nada deles e por isso podem-nos enganar, só devemos confiar neles quando soubermos algo forte sobre eles!). Para mim é esta a concepção de "amigos" e "colegas"! Não sei se é a correcta, mas para mim basta, para saber quais são as pessoas que nunca nos mentiriam e nunca nos enganavam!

quarta-feira, fevereiro 02, 2005

Que saudade!

Sabem o que é a saudade? Eu sei... E muito bem. Tenho uma avó que morreu, e tenho muitas saudades dela. Adoro-a! (Digo adoro-a, porque é como se ela ainda estivesse viva, pelo menos para mim) Queria tanto tê-la aqui outra vez!!! Tenho aquela vontade de a ter outra vez palpável aqui ao meu lado! Sei que está cá, mas não está da maneira que eu queria. Saudade... Muita saudade! Ninguém é capaz de sentir o que eu sinto! O pior é que são estes dias (ela hoje fazia anos) que fazem sentir ainda mais saudade! Mesmo sem darmos conta. Hoje sentia-me um pouco esquisita, parecia que ela estava aqui mesmo entre nós! Aqui, ao meu lado. Tão caladinha, tão caladinha, só para ninguém reparar que estava cá! Foi mesmo bonito o que senti... Bonito e estranho. Também parece que o teste que tive hoje foi mesmo a calhar. Foi a Português. O tema do soneto era a saudade e a composição era para falar do acontecimento que me marcou mais e que me deu mais dor, pois como eu me lembro sempre deste, foi o que falei. Bem acho que vou ter a pontuação máxima na composição! Estava mesmo inspirada e não excedi o número de linhas possiveís! Bem isto tudo para dizer que hoje é o dia dela! Agora é para ela, sim ela, a minha avó... Ela pode estar la em cima mas também lê isto... (um pouco de brincadeira). "Avó hoje é o teu dia. Adoro-te! Espera é mesmo caso para dizer que te amo." (Espera eu disse, "que te amo" nunca tinha dito isto! Que emoção! É mesmo verdade disse isso. Então se o disse é porque é verdade. Se é a verdade não me importo de repetir. Amo-te.)

terça-feira, fevereiro 01, 2005

Que estranho!!!

Hoje aconteceu uma coisa muito estranha! Estive a pensar... Será que todos com quem falo me estão a dizer a verdade? Durante uns 15 minutos pensei no mesmo... Mas após uns minutos de reflexão cheguei à conclusão que todos são diferente, mesmo sendo iguais, mas ninguém pensa da mesma maneira que o outro... Tem sempre que haver alguma coisa de diferente... Mas nenhuma resposta tirei! Depois disso pus-me a pensar na personalidade das pessoas: Bem a Cindy, como a conheço era incapaz de me enganar... Ela é muito humilde e por isso não era capaz, o Bruno não sendo tão humilde também era incapaz, porque gosta muito de mim e além disso tem idade suficiente para saber respeitar uma pessoa e não me enganava, e assim sucessivamente, claro houve alguma pessoas que me enganariam, e eram capaz de mentir, mas têm sempre a desculpa que ainda são jovens e estão na idade disso, essas coisas... Nós jovens temos sempre essa desculpa, mesmo não precisando dela (falo por mim, não ganho nada com isso, só perco). O mais engraçado foi que comecei nas pessoas mais humildes e de repente já estar nas menos humildes, (não digo orgulhosa, porque ainda não encontrei ninguém que não fosse humilde nem que seja aquele bocadinho pequenino lá no fundo...). O problema foi a minha maneira de pensar naquele momento... O que pensei... Como fui capaz de pensar que os meus amigos me poderiam enganar... Por isso mesmo são meus amigos... Não compreendo... Eles não me enganavam!!! Não compreendo o que se passou naquela altura! Foi uma atitude sem explicação. Pois é... Se explicação...