quarta-feira, fevereiro 16, 2005

Perdão

O perdão é uma espécie de sentimento... Pois o perdão sente-se, mas também se dá, daí a espécie de sentimento... O perdão é muito difícil... Quando falamos em perdão falamos em dar mais uma oportunidade, pois quando se perdoa é o que se faz. Mas é muito difícil perdoar!
Eu também dou muitas oportunidades, mas às vezes não sei se não chego a perdoar, ou mesmo a perdoar de mais! Não sei bem. Distinguir é fácil. Quando me custa mais dar uma oportunidade, ou quando a pessoa não merece, dá-se a tal oportunidade, aqui sim é perdoar. Mas nem sempre se consegue perdoar... (Não falo por mim... Quem me dera ser assim, pois talvez sofresse menos.) Em certas alturas as atitudes das pessoas são imperdoáveis, por exemplo: quando se engana alguém, ou seja quando se fere ou magoa alguém no coração... isso era supostamente imperdoável, mas para mim, como disse ainda à pouco, todos têm várias oportunidades, mas sem abusar claro! Eu dou as várias, mas, quando abusam não há mais nada que possam fazer... Perdoo, mas não volto a dar tanta confiança. Mas chego sempre a perdoar. Como disse e repito as pessoas merecem sempre uma segunda oportunidade... Tenho a certeza que se eu errasse também me perdoariam, pois não era de propósito. Eu não conseguia magoar ninguém ao ponte de não ser perdoada... Daí digo: "Perdoa, para depois seres perdoado!!!" Espero que percebam... Mas nunca se deve perdoar, por pena da pessoa... Deve-se perdoar porque a pessoa merece uma outra oportunidade, e porque se quero dar-lha... Assim digo a todos, para perdoar, pois o perdão pode ser complicado, mas é sempre bonito...

2 comentários:

Vilma disse...

O nosso dever é perdoar... sempre, ainda que a pessoa sofre as consequências do que fez ou disse de errado. Pode-se perdoar, mesmo sabendo que o relacionamento não voltará a ser o mesmo. Libertar perdão para o outro faz-nos melhor a nós do que a quem nos ofendeu, para não criar em nós raízes de amargura... agora, claro, somos humanos, e mesmo perdoando, não nos podem pedir que tudo possa permanecer como antes... a aí está o sofrer as consequencias dos nossos erros. Eu percebi, no entanto o que tu querias dizer. Sei que nem sempre é fácil.. não, não é, mas podemos sempre pedir ajuda do alto, para que o Seu perdão passe através de nós e nós possamos ter a capacidade de perdoar!

PDivulg disse...

Pois não! Não é fácil perdoar e ficar como se nada fosse, mas ninguem disse que a vida era fácil.
A comida sem sal não tem sabor...