terça-feira, fevereiro 21, 2006

Escolhas

João era o tipo que todos gostariam de conhecer. Ele estava sempre de bom humor e sempre tinha algo positivo para dizer. Quando alguém lhe perguntava como ele estava, a resposta seria algo:- Se melhorar estraga.

Ele era gerente de um restaurante. Era muito especial, pois os seus "garçons" o seguiam de restaurante em restaurante apenas pelas suas atitudes. Ele era um motivador-nato. Se um colaborador estava a ter um dia mau, o João estava sempre a dizer como ver o lado positivo da situação.

Fiquei tão curioso com seu estilo de vida que um dia lhe perguntei: - Não podes ser uma pessoa tão positiva todo o tempo. Como fazes isso?
Ele respondeu-me: - A cada manhã quando acordo digo para mim mesmo, João, tens duas escolhas hoje. Podes ficar de bom humor ou de mau humor. Eu escolho ficar de bom humor. Cada vez que algo de mau me acontece, posso escolher ficar a fazer de vítima ou aprender alguma coisa com o ocorrido. Eu escolho aprender algo. Todas as vezes que alguém reclamar, posso escolher aceitar a reclamação ou mostrar o lado positivo da vida.
- Certo, mas não é fácil, argumentei.
- É fácil! - Disse-me João - A vida é feita de escolhas. Quando examinas a fundo, toda a situação há sempre uma escolha. Escolhes como reagir às situações. Podes inclusive escolher como as pessoas afectarão o teu humor. É tua a escolha de como viver a sua vida.
Eu pensei sobre o que João me tinha dito, e sempre me lembrava dele quando tinha que fazer uma escolha. Uns anos mais tarde soube que o João cometera um erro enorme, deixando a porta de serviço aberta pela manhã, sendo surpreendido por assaltantes. Dominado, enquanto tentava abrir o cofre, a sua mão, tremendo pelo nervosismo, desfez a combinação do segredo. Os ladrões entraram em pânico e deram-lhe alguns tiros. Por sorte ele foi encontrado a tempo de ser socorrido e levado para um hospital. Depois de 18 horas de cirurgia e semanas de tratamento intensivo, teve alta, ainda com fragmentos de balas alojadas no seu corpo. Encontrei o João mais ou menos por acaso.
Quando lhe perguntei como estava, respondeu: - Se melhorar estraga.
Contou-me o que havia acontecido e perguntou: - Queres ver minhas cicatrizes?
Recusei ver as suas antigas feridas, mas perguntei-lhe no que tinha pensado na altura do assalto: - A primeira coisa que pensei foi que deveria ter trancado a porta de trás, respondeu. Então deitado no chão, ensanguentado, lembrei que tinha duas escolhas: poderia viver ou morrer. Escolhi viver.
- Não estavas com medo? – perguntei
- Os paramédicos foram óptimos. Eles diziam-me que tudo ia dacorrer bem e que eu ia ficar bom. Mas quando entrei na sala de operações e vi a expressão dos médicos e enfermeiras, fiquei apavorado. Nos seus lábios eu lia: "este já era". Decidi então que tinha que fazer algo.
- O que fizeste? Perguntei.
- Bem, havia uma enfermeira que fazia muitas perguntas. Perguntou-me se era alérgico a alguma coisa. Eu respondi: "sim". Todos pararam para ouvir minha resposta: Tomei fôlego e gritei: "Sou alérgico a balas!"
Entre as risadas disse-lhes: " Eu escolhi viver, operem-me como um servivo, não como morto.
"João sobreviveu graças à persistência dos médicos, mas também graças a sua atitude. Aprendi que todo dias, temos a opção de viver plenamente. Afinal de contas, "ATITUDE É TUDO".
Postei este texto, pois, lembrei-me um dia de uma amiga que estava com duvidas de escolhas, não sei se é o mais apropriado, mas sendo que andava á procura deste texto e lho queria mostra, decidi postar, pois é muito importante, e como o achei muito importante para todos, decidi postar, e não só mostrar-lho a ela, mas a todos.
Espero que isto vos ajude a compreender algumas coisa importantes... As escolhas e tudo na vida... Pois a vida é feita de escolhas...
Pensem nisso...

4 comentários:

Vítor Mácula disse...

Querida Thinky_girl.

E eu que vinha tão só para desejar-te, e aos restantes que a tal aderem, um bom carnaval, e um voluntarioso início de quaresma.

Sem palavras.

Muito obrigado, e um grande grande beijo.

Nuno Branco, sj disse...

a importância do discernimento e da liberdade de optar pelo bem maior :)

Anónimo disse...

Olá! Lindo post! Eu cá esforço-me sempre por aprender e por isso agradeço-te este texto. Hoje escolhi mandar-te um beijo em vez de ficar calado.

Anónimo disse...

Very cool design! Useful information. Go on! Simplest pdas large writing surface Katherine heigl swimwear Anti cellulite birkenstock Lipitor doses Omega 3 fatty acid supplements Interracial ass creampie Intelligent video surveillance detection object tracking herbal and supplements and lecture 1gb rechargeable battery for panasonic portable dvd players education lottery august 26th winning numbers