sexta-feira, maio 11, 2007

O sem abrigo

Ia na rua a passear… Quer dizer ia para as aulas, mas enquanto ia na rua ia a pensar, a olhar para dentro de mim! Ia a passear pelos meus pensamentos!
A pensar a melhor maneira de ser feliz… A reflectir no que tinha que fazer, a comentar comigo mesma as pessoas irresponsáveis, ia a reflectir no que tinha feito e no que não tinha feito e tinha que compensar…
Enquanto ia sendo egoísta perante os outros, isto é, ia pensando em mim e nos meus problemas, nessa rua, encontrava-se um senhor. Era alto, esguio, com barba e dirigia-se a uma fonte que estava a jorrar água. E o Senhor dirigia-se para esta. Por momentos pensei que fosse para passar as mãos por água, uma coisa natural. No entanto, quando olho para ele vejo-o a tirar “objecto” de dentro da mala que este trazia consigo, e 2minutos depois começa a fazer gestos estranhos!!! Quando reparei que este fazia gestos estranhos comecei a observa-lo com olhos de ver, deparei-me com uma situação que me deixara angustiada! O Senhor estava a fazer a barba!!!!!! Fiquei muito triste! Ia, eu pela rua a pensar nos meus problemas e o senhor com uma problema de certeza que bem maior que os meus! Fazer a barba na rua, de certeza que não tinha onde a fazer! Fiquei paralisada, sem saber como agir… O senhor estava com um aspecto limpo, roupas lavadas… Perante isto pergunto-me: Onde lavará ele a roupa, visto que faz a barba numa fonte? Onde tomará banho, visto que faz a barba numa fonte?
Sinto-me triste, muito triste! Todos dizem que temos que mudar esta situação e ajudar, mas ninguém mexe um dedo, ninguém faz nada para mudar esta situação. As pessoas tornaram-se insensíveis às desgraças dos outros! Tornaram-se frias e indiferentes, tornaram-se capazes de criticar quem ajuda por o estar a fazer mal, capazes de dizer “Tenho pena!”; “Tem que se mudar!”; “Tem que se ajudar”,… “Tem que se?” “Tem que se?” Então, mas tem que se fazer, tem que se mudar, mas ninguém faz nada??? Ninguém se mexe para dizer “JÁ SE FEZ!” ou “EU JÁ FIZ!” ou ate JÁ AJUDEI!” Ninguém! Nem mesmo eu! =( Mas face a isto, eu vou ajudar! Se ninguém o faz, faço-o eu!

Neste triste mundo, os valores desaparecem e os sentimentos encontram-se perdidos e presos por uma nuvem negra que se chama egoísmo!”

by Ana Lourenço